sexta-feira, 13 de julho de 2012

A história de Pégaso



           Uma das figuras mais emblemáticas da mitologia grega é Pégaso, o cavalo alado. A sua lenda envolve um número enorme de outros seres mitológicos, como Posídon, Medusa, Perseu, Belerofonte, Quimera, Atena e o próprio Zeus. Portanto, o mito de Pégaso era de extrema importância para a cultura grega.
            Segundo a lenda, Posídon (Netuno para os romanos), deus do mar, era apaixonado por Medusa, um monstro com cabelos de serpente e que tinha o poder de transformar as pessoas em pedras. No entanto, o deus nunca tinha conseguido tocá-la. Quando o herói Perseu derrotou Medusa cortando-lhe a cabeça, uma gota do sangue dela caiu em contato com a água, provocando um enorme estrondo. Surgiu, então, uma espuma branca sobre a água e um belo cavalo de pelagem branca e com asas emergiu. Foi assim que nasceu Pégaso, filho de Posídon e Medusa.
            Após seu nascimento, Pégaso bateu com seus cascos no chão do monte Hélicon, fazendo brotar nesse local a fonte de Hipocrene, que se tornou famosa como um símbolo de inspiração para a poesia. Quem bebesse das águas sagradas da fonte, viraria um poeta. A partir disso, muitos homens tentaram capturar o cavalo para domesticá-lo, mas ninguém conseguiu.
            Algum tempo depois, o monstro Quimera – um monstro com cabeça e corpo de leão, com duas cabeças anexas, uma de cabra e outra de serpente – estava devastando a região de Corinto, atacando rebanhos com os fogos que lançava por suas narinas. O herói Belerofonte decidiu então lutar contra Quimera, mas jamais conseguiria vencer sozinho. A deusa Atena resolveu ajudá-lo, entregando-lhe uma rédea de ouro para que domasse Pégaso. Com o auxilio do cavalo alado, Belerofonte poderia derrotar Quimera. Sendo assim, Belerofonte e Pégaso conseguiram matar o monstro e salvaram a região de Corinto.
Após esse feito, algumas pessoas passaram a acreditar que o herói era um ser divino. Deixando-se dominar pelo orgulho e pela vaidade, Belerofonte achou que seria capaz de voar com Pégaso até o Olimpo, a morada dos deuses, para juntar-se a eles. No entanto, Zeus ficou zangado com essa atitude e mandou uma abelha picar o cavalo enquanto este voava até o Olimpo. Ao ser atacado, Pégaso descuidou-se e deixou Belerofonte cair no chão. Atena decidiu ajudar Belerofonte mais uma vez e fez com que a terra ficasse mole para que o herói não morresse ao colidir com o chão.
Zeus permitiu que Pégaso continuasse a subir cada vez mais alto até alcançar as estrelas e transformou-o na constelação de Pegasus. Depois desse episódio, Belerofonte passou o resto da sua vida como um mendigo, procurando por seu cavalo alado, mas sem nunca conseguir encontrá-lo, pois este estava vivendo entre as estrelas.

Fontes:

17 comentários:

  1. realmente esclarecedor! parabens... olhei na wikipedia e não entendi porra nenhuma, mas a materia do seu blog me ajudou bastante! :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Consegui fazer meu trabalho atraves disso

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado eu olhei nos outros lugares eu nao entendi nada agora eu vou poder fazer mel trabalho

    ResponderExcluir
  4. legal mas acho que vc poderia fazer mais postagens como essa parabens!!

    ResponderExcluir
  5. legal mas acho que vc poderia fazer mais postagens como essa parabens!!

    ResponderExcluir
  6. A história original não é assim!
    Medusa era uma sacerdotisa de Atena,logo era lhe proibido ter relações amorosas de qualquer tipo com um homem. Quando Poseidon(ou Neptuno) viu Medusa, que era uma jovem muito bonita, apaixonou-se logo por ela e violou-a no templo de Atena. Atena ao ver Medusa a ter relações com Poseidon (mesmo sabendo que ele a violava, escolhe castigá-la e não Poseidon) transformou a na Górgona(o agora famoso dos cabelos de cobra) Poseidon ao testemunhar a transformação, fugiu horrorizado. Medusa, sem perceber o que tinha acontecido, (mas feliz por a violação acabar) foi a correr ter com outra sacerdotisa de Atena contar lhe o sucedido mas ao olhar para ela a sacerdotisa transformara-se em pedra. Medusa gritou e olhou-se no rio vendo a sua nova forma. Assustada não desejando petrificar ninguém, refugia-se num monte próximo.
    Pouco tempo depois aparece Perseu que a mata enquanto Medusa ainda está grávida de Chrisaor(fruto da violação de Poseidon! Medusa não era um monstro era uma VITÍMA!
    Violada, traída pela sua Deusa, caçada como uma besta na sua própria casa enquanto estava grávida, os seus filhos roubados e usados para ajudar e glorificar os seu assassinos e traidores! Agora, visto deste ponto de vista, quem discorde comigo explique-me como é que ela é o Monstro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito mais esclarecedor que o próprio.

      Excluir
    2. Mas nao e que n é verdadeiro e que existe varias historias nesse tipo

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Fiquei com pena da Medusa agora, cara.
      Ela não merecia passar por isso.

      E Atena é uma fdp sim!

      Excluir
  7. O Homem é o monstro pois tudo o que é desconhecido é automaticamente categorizado como inferior ou perigoso!
    Apesar de a história de Medusa ser um mito, se tal acontecesse na vida real é óbvio que aconteceria o mesmo. Os Espanhóis fizeram o mesmo com os Peruanos, os Ingleses com os Nativo-Americanos, os Portugueses* e os índios Brasileiros e mesmo recentemente os Católicos e os Homosexuais*. A Humanidade tem sérios problemas em aceitar as diferenças uns dos outros! Só por que se vive bem de uma maneira não quer dizer que as outras maneiras sejam erradas, perigosas, ou inferiores são simplesmente diferentes!
    As pessoas são diferentes e está na altura de a Humanidade perceber isso!
    *E não podem dizer que as únicas pessoas que dizem este tipo de coisa fazem parte da minoria ou dos 'oprimidos' porque eu próprio sou Português e não sou Homossexual mas mesmo assim acho errado o que se passa!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom só assim foi bem esclarecedor sempre procurei não sabia agora sim parabéns

    ResponderExcluir
  9. Gostei, agora posso terminar o meu trabalho

    ResponderExcluir
  10. TB existe outra versão em que Poseidon e Atena eram casados e medusa uma bela jovem tentou seduzir o deus com medo e odio da concorrencia Atena a trasformou em um monstro e suas irmas que tb eram coniventes em górgonas a repartir apenas um olho para as três .

    ResponderExcluir
  11. aqui não diz porque a constelação se chama assim

    ResponderExcluir